A história das Guirlandas de Natal
A história das Guirlandas de Natal 1/11/2018

A História das Guirlandas de Natal

 

Antes do Cristianismo

 

 

As guirlandas são círculos de galhos secos entrelaçados com folhas e flores que as adornam muito presentes em rituais entendidos como pagãos, realizados no solstício de inverno do hemisfério Norte. Eram colocadas nas portas das casas para dar “boas-vindas” aos Deuses. Assim, eram considerados sagrados, e por isso eram feitos com ramos de pinheiros, azevinhos, heras ou de outras árvores e plantas consideradas poderosas.

 

 

Chegada do Cristianismo

 

Esse hábito passa a ser esquecido com a chegada do Cristianismo e demorou um pouco para que as guirlandas começassem a fazer parte da celebração do Natal. Porém, na Idade Média as guirlandas de Natal foram usadas por muito tempo. Naquela época eram utilizadas durante todo o ano nas portas das casas pois acreditavam que elas podiam protegê-los contra a má sorte, os demônios e maus espíritos.

 

 

Surgimento da Coroa do Advento

 

 

As guirlandas de natal foram incorporadas no Cristianismo por volta do século XIX e muitos passaram a chamá-las de coroa do advento. Esse era o nome dado a um período de quatro semanas que antecede o Natal. E essa coroa do advento era adornada com 4 velas coloridas, além dos ramos e das flores. Durante as quatro semanas, a cada domingo uma delas deveria ser acesa, e para cada uma delas existe um significado e o dia certo de ser acesa. Nos dois primeiros domingos acendem-se as velas roxas simbolizando Vigília e Preparação, no terceiro domingo a vela rosa simbolizando esperança e alegria pela chegada do Messias e no quarto domingo uma vela branca acessa pelo nascimento de Jesus.

 

 

O significado da guirlanda de Natal atualmente

Apesar dos anos que se passaram, as guirlanda de Natal ganharam novos estilos, modelos como guirlandas de doces,  mas não é apenas uma decoração natalina. Elas ainda são colocadas nas portas, pois existem crenças nas quais elas representam paz, prosperidade e recomeço. Por isso, se você quer um fim de ano repleto de felicidade, entendimento e tranquilidade. Corra que o Natal já está chegando!!!

 

Não há comentários para este post, seja o primeiro!
Nome
E-mail
Seu e-mail não será exibido.
Comentário
Contato
Av. do Contorno, 8616 - Santo Agostinho - BH - MG Central de Atendimento Lourdes: (31) 3335-1878 | Contorno: (31) 3291 6991 sac@casamaia.com.br CNPJ: 03.064.114/0001-93 2ª à 6ª das 9h às 19h | Sábado das 9h às 13h (lojas físicas)
Formas de Pagamento
© Copyright 2019 | Casa Maia - Todos os direitos reservados
COMPRAR pelo Whatsapp!